sexta-feira, 26 de junho de 2015

Os primeiros centavos.

Bem vindos!


Assim como todo blog iniciante, este não fugiria do que talvez seja o post mais difícil de se escrever, o post de boas vindas... Aquele primeiro passo, ou, os primeiros centavos do começo de um investimento, que justifica a vontade de publicar suas ideias, conhecimentos e opiniões.

Não gostaria de transformar este post num papo formal e entediante, mas no mundo das finanças creio que não seja possível fugir muito da monotonia habitual.

O que me leva a querer iniciar esta ideia é observar, dia após dia nos meios de convívio que, apesar do Brasil ser um país que possua uma das mais altas  taxas de juros do planeta, nós brasileiros, de alguma forma, conseguimos usar isto da pior maneira possível.

Enquanto investidores do mundo inteiro vem atrás dessa nossa incrível rentabilidade fácil que a renda fixa proporciona, nós optamos por, não só aplicar mal, como pagar esses juros a quem se propõe a emprestar.

Pesquisas da Anbima concluíram que da população economicamente ativa, 51%, mais da metade da população, além de não ter dinheiro aplicado, está atrelado a dívidas com juros abusivos, como cheque especial, financiamentos não subsidiados ou cartão de crédito.

Você até poderia estar se justificando com base na nossa economia, uma população que não possui a possibilidade de poupar devido a despesas, custo de vida elevado ou algo do tipo.  Porém, dos outros 49% que possuem algum tipo de investimento, 44% optam pela modalidade de aplicar na poupança, uma aplicação desastrosa que no momento certo iremos dissertar, e mesmo aqueles que por algum motivo fogem da poupança e aplicam em outros produtos financeiros também não sabem em que barco estão aplicando, taxas, custos e rentabilidade são um verdadeiro mistério.

Se ainda não se enquadrou em algum dos nichos descritos acima, muito provavelmente concorda com o que estou descrevendo aqui, caso tenha se enquadrado não se desespere, é plenamente possível reverter este jogo apenas entendo como o mercado de investimentos, cujo o intuito deste blog é simplificar ao máximo.

Encerro com a celebre frase:

"Juros compostos, quem entende recebe, quem não entende paga."

Abraços e bons investimentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo não representam a opinião do Blog; a responsabilidade é do autor da mensagem.